Dicas e visitas imperdíveis - parte 9 (última)

NÁPOLES

Nápoles hoje é uma das cidades mais populosas da Itália, depois de Roma e Milão e um dos maiores portos italianos, sendo o turismo fonte permanente de divisas.Também é uma das cidades mais pobres e mais perigosas, com elevada taxa de criminalidade e desemprego.

Provavelmente foi fundada pelos gregos em 600 a.c. - Neapolis ( nova cidade ). Foi conquistada pelos romanos em 326 a.c.. Ganhou templos, aquedutos, termas , hipódromos e circos. Favorita dos romanos para as férias. Em 536 d.c. foi invadida pelos bárbaros e em 552 d.c. submeteu-se aos bizantinos.

Duomo de San Gennaro - construído em 1.294 e 1.323. A Catedral abriga as relíquias de San Gennaro, o protetor de Nápoles, martirizado em 305 d.c. A ornamentada Capela guarda a cabeça do ssanto no interior de um busto prateado, além de frascos com sangue coagulado. Os fiéis acreditam que o sangue torna-se líquido três vezes por ano, se não a cidade passará por tempos ruins. A Capela carafa, guarda o túmulo do santo.

Museo Archeologico Nazionale – é um dos mais importantes museus do mundo. O edifício onde está iinstalado já foi um quartel e uma universidade e em 1.790 foi reformado para abrigar os tesouros de Pompéia e Herculano.

Os muitos palácios, igrejas e mosteiros concentram-se em poucas ruas.

Saindo da Piazza Del Plebiscito, a Via Toledo ou Via Roma indo para o norte em direção à Piazza Dante. A leste, a estreita Via Del Tribunal e Via San Biagio dei Librai entram no barulhento centro histórico da cidade - O Spaccanapoli.


PROGRAMA IMPERDÍVEL

Comer a verdadeira pizza italiana - PIZZA NAPOLITANA


POMPÉIA

A antiga Pompéia ocupava uma elevação aos pés do monte Vesúvio, que entrou em erupção em 79 d.c. destruindo a cidade. Coberta por pedras e lava, permaneceu oculta até o século XVII. Em 1.748 começaram as escavações que revelaram uma cidade congelada no tempo. Vários prédios sobreviveram, muitos com pinturas e esculturas, ainda com tinta nas paredes e ruas calçadas. Morreram 2.000 pessoas em Pompéia e um número menor em Herculano.

Muito do conhecimento atual sobre a vida dos antigos romanos decorre das escavações dessas cidades. Detalhes da erupção do vulcão foram contadas pelo soldado romano Plínio “o velho”, ele comandava uma frota quando observou a erupção à distância, narrou os acontecimentos para seu sobrinho Plínio “ o jovem”, que escreveu cartas para Tácito. Esses escritos constituem uma constante fonte de referências para os cientistas.

Ver o filme “Pompéia”.

0 Response to "Dicas e visitas imperdíveis - parte 9 (última)"

Postar um comentário