Dicas e visitas imperdíveis - parte 6

FLORENÇA ou FIRENZE


Originou-se de uma colônia romana, Florentia em 59 a.c. Situada no ponto inicial da navegação do rio Arno, para ele convergiam duas importantes vias: a via que une a bacia do Pó em Roma e a que segue pelo vale do rio, unindo-o ao litoral do mar Tirreno. Por sua posição estratégica, acesso fácil pelas vias fluviais que iam dar em Roma e passagens razoáveis pelas montanhas, Florença tornou-se a cidade mais importante e liderava todas as outras, tanto em riqueza como nas artes.

No séc. XIII um ativo comércio de lãs e tecidos, apoiado por um poderoso setor bancário controlado por 300 anos pela família Médici até 1.492, impulsionaram uma época de crescimento artístico. Pintores, arquitetos, escultores, poetas, todos queriam ir e estar em Florença. A cidade não só produziu grandes artistas, mas também sustentou uma atmosfera de pesquisas e experiências que a tornaram um grande laboratório. O que Florença não criou, ela aprimorou (chamada de 2ºAtenas).

Alguns exemplos:
Na poesia: Dante e Poliziano
Na prosa: Boccaccio e Maquiavel
Na pintura: Giotto, Masaccio, Ucello, Verocchio, Fra Angélico, Fra Filippo, Boticelli, Leonardo da Vinci
Na escultura: Micheangelo, Donatello, Ghiberti
Na arquitetura: Brunelleschi – inventou a perspectiva e foi o primeiro arquiteto a desenhar plantas de arquitetura.

VISITAS IMPERDÍVEIS


Duomo Santa Maria Del Fiore , Batistério e Campanário – é a 4º catedral maior da Europa e foi terminada em 1.463, com cúpula feita por Brunelleschi, Campanário por Giotto e os famosos portões do batistério, encomendados para celebrar o fim da peste na cidade, executados após um concurso por Ghiberti.

Galleria dell'Accademia (Via Ricasoli,60)– Foi a primeira escola criada na Europa, foi fundada em 1.563 e tinha como objetivo ensinar especificamente as técnicas de desenho, pintura e escultura.
A obra mais famosa em exposição é o Davi ( 1.504 ) de Micheangelo, um nu colossaldo herói bíblico que matou o gigante Golias. A escultura foi encomendada para ser colocada na Piazza della Signoria , mas em 1.873 foi transferida para academia, para ser melhor cuidada. A estátua de Davi consagrou Micheangelo aos 29 anos, como o principal escultor da sua época.

Ponte Vecchio – a mais antiga ponte remanescente da cidade, foi construída em 1.345. Suas pitorescas lojinhas foram inicialmente ocupadas por ferreiros, açougueiros. Acabaram sendo expulsos por causa do mau cheiro e do barulho, sendo ocupadas por joalheiros até hoje.

Museu Uffizi – maior museu de arte da Itália com inigualável acervo de pinturas. Foi construído entre 1.560 e 1.580 para abrigar escritórios do duque Cosimo I.

Piazza della Signoria – coração da vida social e política de Florença. A praça era palco do parlamento, uma reunião pública com os cidadãos, convocados pelas badaladas do sino. Logo a praça tornou-se uma área de passeio muito procurada por turistas e os próprios florentinos. As estátuas da piazza ( algumas são cópias ) marcam os principais eventos da cidade, mas o episódio mais famoso é lembrado por uma simples placa na calçada perto da galeria: a execução do líder religioso Girolamo Savonarola na fogueira.

Palazzo Vecchio (em frente a piazza della Signoria) – o palácio velho ainda é a prefeitura de Florença, concluído em 1.332, quando um imenso sino, usado para chamar os cidadãos para reuniões ou anunciar incêndios, enchentes ou ataques inimigos foi elevado até o alto da torre. Apesar de conservar sua aparência medieval, seu interior foi reformado por Cosimo I, quando ele se mudou para o palácio em 1.540. Leonardo da Vinci e Michelangelo foram chamados para decorar seu interior, sendo concluído por Vasari.

Igreja Santa Maria Novella – com interior gótico, guarda soberbos afrescos – Construção de 1.279 à 1357.

Igreja Santa Croce – Túmulos de Micheangelo, Galileu e Maquiavel encontram-se no seu interior. Igreja gótica com deslumbrantes afrescos feitos por Giotto.

Palazzo Pitti ( do outro lado da ponte Vecchio ). Esse palácio foi construído para o banqueiro Luca Pitti. Ele queria superar a família Médici na ostentação de riqueza. Ironicamente os Médici compraram o palazzo, quando os custos do edifício levaram os herdeiros à falência. Em 1.550, tornou-se a residência oficial dos Médici, e todos os governantes da cidade viveram ali. Hoje suas luxuosas salas exibem incontáveis tesouros dos acervos dos Médici.

Farmácia Officina Profumo Santa Maria Novella ( perto da igreja de mesmo nome ) – uma das farmácias mais antigas do mundo. Alguns dos perfumes tem a mesma fórmula desenvolvida pelos frades no século XVI.

À NOITE: Bar Dolce Vita – Piazza Del Carmine – 6
Slowly Café – Via Porta Rossa – 63
Universale – Via Pisana – 77
Yab – local com enorme pista de dança
Firenze feira – festa a céu aberto com entrada gratuita, com vários lugares para
comprar comida e grande pista de dança no meio.

0 Response to "Dicas e visitas imperdíveis - parte 6"

Postar um comentário