Dicas e visitas imperdíveis - parte 5

PISA

Descobertas arqueológicas recentes revelaram a existência de um grande porto fluvial da época romana no seu subsolo. Nessas descobertas foram encontradas mais de 30 embarcações de vários modelos, algumas delas intactas e ainda com a mercadoria que transportavam, tendo se recuperado muitos objetos. Tal fato deve-se a conservação possibilitada pelos sedimentos depositados ao longo do tempo pelo Rio Arno.

Há 20 séculos o estuário encontrava-se a 4 km do mar, o que fazia do Porto das Maravilhas o maior porto Romano, só igualado na sua importância pelo porto de Ostia, perto de Roma.
Atualmente a cidade encontra-se a 17 Km do litoral.

Durante grande parte da Idade Média a poderosa armada de PISA,garantiu-lhe o domínio do Mediterrâneo. Ligações comerciais com a Espanha e norte da África no século 12 trouxeram grande riqueza.

Duomo de Pisa – início da sua construção data de 1.152 em estilo românico., sendo concluído um século depois, já no estilo gótico, mais ornamentado.

Torre de Pisa – Originalmente construído como um campanário complementar ao Duomo, foi iniciada em 1.173. Começou a se inclinar antes mesmo que o terceiro piso estivesse pronto, em 1.274. Apesar das fundações pouco profundas e com um subsolo arenoso, a construção prosseguiu e a estrutura foi concluída em 1.350.

Museu dell´Opera Del Duomo – ocupando a antiga casa paroquial da catedral do século XIII, este excelente museu exibe objetos retirados ao longo dos anos do Duomo, Batistério e Camposanto.


PÁDUA OU PÁDOVA


Pádua era um importante centro já nos tempos romanos em 59 a.c..No período comunal a história da cidade foi especialmente tulmutuada, mas sempre importante para o cristianismo pois ali viveu S. Antonio de Pádua, de origem portuguesa ( Lisboa ), que passou ali os últimos anos de sua vida, para depois despertar o grande período de desenvolvimento cultural e artístico sob a nobreza dos Carraresi, de 1.318 à 1.405, graças a presença de estudiosos e artistas atraídos pela universidade já ativa desde 1.222.

No período dos Carraresi a cidade viu surgir alguns dos seus monumentos mais famosos, o Palazzo della Ragione, a Basílica de Santo Antonio, a Igreja degli Eremitani, a Ca ppellla degli Scrovegni com os afrescos de Giotto . Hoje a vida na cidade é caracterizada pelo turismo, pelos eventos culturais, pela universidade e pela famora Fiera Campionaria
( centro de exposições ), que com suas atividades o ano inteiro, tornou-se um dos pólos econômicos mais importantes do norte da Itália.

Basílica di SantÁntonio – esta exótica igreja, com torres tipo minarete e domo bizantinos, também é conhecida como Il Santo. Começou a ser construída em 1.232 para abrigar os restos mortais de Santo Antônio de Pádua, pregador português que se inspirou em São Francisco de Assis. Apesar de ter rejeitado as riquezas terrenas, recebeu uma das mais luxuosas igrejas da cristandade.

A influência bizantina é claramente visível nos contornos da basílica : um domo central em forma de cone se eleva acima de sete domos e a fachada combina elementos góticos e românicos.

Duomo e Batistério – essa construção data de 1.552, parte do prédio foi de autoria de Micheangelo.

Palazzo della Ragione – foi construído em 1.218 para sediar o tribunal de justiça. É o maior salão medieval sem divisões da Europa, com 80 m de comprimento por 27 de largura e altura.

Universidade de Pádua – é a segunda mais antiga da Itália. Elena Piscopia foi a primeira mulher a se formar, em 1.678.

Capela degli Scrovegni – Enrico Scrovegni construiu essa capela em 1.303 na esperança de salvar seu pai morto, um agiota, do fogo eterno do inferno. O interior da capela é inteiramente coberto com lindos afrescos pintados por Giotto.

Fiera Campionaria – centro de exposições que já existe a 91 anos. São expostos desde produtos para informática, móveis para casa, transportes, alimentação, artesanato, entre muitos outros produtos. São grandes pavilhões ao estilo do Rio Centro.


ASSIS


São Franciso de Assis nasceu em 1.182 – viveu 44 anos e morreu em 1.226. Foi canonizado 2 anos após a sua morte. É considerado protetor dos animais e do meio ambiente.
Ele era filho de um rico comerciante. Numa noite teve um sonho, no qual Deus lhe pedia que reconstruísse uma antiga Igreja da cidade. Durante as obras ele teve contato com a miséria e viu o quanto a Igreja , através dos dízimos, explorava a fé, inclusive seu pai.
Na praça central ele renunciou ao seu nome, a sua herança e todos os confortos.

A Basílica começou a ser construída dois anos após a sua morte em 1.228. São Francisco está enterrado na cripta e ele fundou a ordem dos franciscanos.

Templo di Minerva – fachada quase intacta de um templo romano da época de Augusto.

Basílica de Santa Chiara ou Basílica de Santa Clara – onde está enterrada Santa Clara.
Numa de suas capelas está o crucccifixo que teria ordenado Francisco a “ consertar a Igreja de Deus”.

Duomo San Rufino – construído entre os séculos XII e XIII, ostenta uma soberba fachada românica. No interior um pequeno museu exibe pi

0 Response to "Dicas e visitas imperdíveis - parte 5"

Postar um comentário