Dicas e visitas imperdíveis - parte 7

SIENA

Foi construída sobre três colinas, cercada de muralhas de pedra. Enriquecida com edifícios da época medieval e alguns campanários. Sua catedral, de estilo românico, começou a ser construída no séc. XII, mas foi sendo modificada e em 1.259 e 1.284 tornou-se um dos mais belos exemplares do gótico italiano.

Siena era rival de Florença e tornara-se mais poderosa que está última, por causa da grande quantidade de água que vinha dos mais de 15 Km cavados até chegarem aos rios subterrâneos. Com o alastramento da peste negra (1348) mais de 60% da sua população foi dizimada e Siena entrou em decadência.

Hoje além de importante centro agrícola ( vinhos famosos ), a cidade dispões de indústrias e é adiantado centro cultural: sua universidade data do séc. XIII. Do ponto de vista turístico, são tradicionais as corridas de cavalo que se realizam no Campo da cidade ou Piazza Del Campo – o famoso palio de Siena, disputado todos os anos a 2 de julho e 16 de agosto.

LOCAIS A SEREM VISITADOS

Piazza Del campo - uma das maiores praças medievais da Europa, foi construída em 1.293 e terminada em 1.349. Tem a forma de leque com 9 segmentos para lembrar a autoridade do conselho dos nove (grupo que governava Siena) e as dobras protetoras da capa da Madona.

Duomo de Siena – uma das maiores catedrais da Itália – 1.136 à 1.182. Compõe-se de diversas esculturas,pinturas e arquitetura românica – gótica, inspirada em Pisa. No século XIV surgiu o projeto de criar a maior igreja da Cristandade. Entretanto, a idéia não se concretizou, sendo abandonada quando houve a peste. Parte da futura nave e da fachada indicam o tamanho planejado para ampliação da igreja.

Museu Opera Del'Duomo-parte desse museu dedica-se a guardar obras retiradas do exterior do Duomo e tem em seu interior grande coleção de quadros de grandes pintores da época.

Palazzo Pubblico – 1.297 à 1.342. Graciosa prefeitura gótica da cidade . Com uma torre com 102m, é a segunda torre do sino mais alta da Itália do período medieval.

Biblioteca Piccolomini – o mais importante palazzo particular de Siena. Foi construído em 1.460. Agora abriga arquivos de estado livros contábeis do séc XIII.

Pinacoteca Nazzionale ou Palazzo Buonsignori – exibe inigualável acervo de pinturas, dispostas em ordem cronológica a partir do século XIII.

Casa di Santa Caterina – A santa padroeira da cidade. Catariana, filha de um comerciante, optou por dedicar sua vida a Deus aos oito anos.Hoje a Casa di Santa Caterina está cercada de claustros e capelas. Entre elas, fica a Igreja da Crucificação,construída em 1.623.

0 Response to "Dicas e visitas imperdíveis - parte 7"

Postar um comentário