SINTRA - ÓBIDUS – BATALHA – FÁTIMA – COIMBRA - SANTIAGO DE COMPOSTELA

SINTRA – que quer dizer montanha da lua
É uma vila portuguesa que foi conquistada dos mouros pelos portugueses em 1.147. Sintra está situada no alto da serra de Sintra. Essa cidade funcionou como retiro de verão da realeza até 1.910, ano da abolição da monarquia. A vila de Sintra é muito bonita e os doces típicos são o “travesseiro” da loja Piriquita e as famosas queijadinhas.

Palácio de Queluz

Locais a serem visitados:
Castelo dos mouros
Palácio Real de Queluz – a 4 Km de Sintra – um dos últimos edifícios em estilo rococó erguidos
na Europa – chamado de Versailles Português
Palácio de Monserrat – Palácio Neo-gótico
Palácio Nacional da Pena – séc XIX – 1.834-1.853 ) - IMPERDÍVEL
Palácio da regaleira



ÓBIDOS – quer dizer cidade fortificada
- Um exemplo de vila / cidadela medieval – árabe.
- Essa cidade cercada por muralhas foi destino de romanos, visigodos e árabes. Em 1.148 foi tomada dos mouros ( árabes) por D Afonso II, rei de Portugal ,que em 1.210 a presenteou a sua esposa, rainha D. Urraca, desde então tornou-se um local de descanso para alguns reis e rainhas como D. João IV e D Luiza, D Pedro II e D. Maria, entre outros.

Locais à serem visitados:
Porta da Vila - séc XVII
Castelo de Óbidos – hoje uma pousada
Capela N.Sra. do Carmo
Igreja de Santa Maria
Igreja da Misericórdia

De Lisboa a Óbidos: 1h 30 min.

Óbidos


BATALHA
Essa belíssima igreja, foi construída no distrito de Leiria em estilo Gótico, em homenagem a vitória dos portugueses dos invasores castelhanos, no reinado de D João I ( 1.385 –1.438), mesmo sendo estes em maior número. Essa batalha ficou conhecida como a Batalha de Aljubarrota. Nessa igreja está enterrado D. Henrique – O navegador.

FÁTIMA
Local de peregrinação de todos os católicos.
Na Cova de Iria, sobre uma pequna azinheira ( árvore de pequeno porte ), na localidade de Fátima, Nossa Senhora apareceu para três crianças camponesas – Lúcia, Jacinta e Francisco por 6 vezes – A primeira aparição foi em 13 / 05 / 1.917. Ela fez algumas revelações e dois pedidos – o primeiro que se construísse uma capela naquele local, sendo hoje A Capelinha das aparições e o segundo que todos rezassem o terço diariamente.

Na sexta e última aparição Nossa Senhora fez um grande milagre, que foi visto à mais de 40 Km de distância. O sol girou e parou, girou e parou novamente e como uma grande bola de fogo precipitou-se em zigue zague pela terra por 3 vezes.

O local hoje é um complexo com diversas construções religiosas, entre elas a Capelinha das aparições concluída em 13 de outubo de 1.921 e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário em estilo Neo-Barroco iniciada em 1.928.

COIMBRA
Terceira maior cidade do país, é bem moura e esta situada numa colina íngreme às margens do Rio Mondego. Foi capital de Portugal entre os séculos XII e XIII – de 1.139 à 1.256. Em Coimbra fica a Universidade mais antiga do país fundada em 1.291 ( séc. XIII) pelo rei D. Dinis, com sua famosa Biblioteca barroca com madeira pintada em ouro. Cidade onde nasceram seis reis de Portugal e também cenário de amores proibidos como o de D Pedro e Inês de Castro. ( local onde os amantes se encontravam – hoje um belíssimo hotel – Quinta das lágrimas. A cidade hoje é tomada por 30.000 estudantes. O verdadeiro pastel de Santa Clara se originou em Coimbra e não em Lisboa.

Locais à serem visitados:
Sé velha: séc XII
A famosa biblioteca - IMPERDÍVEL
O mosteiro de Santa Cruz – Séc. XII
Igreja de Santa Clara – em homenagem a Rainha Santa Isabel – padroeira de Coimbra e que
protegeu São Francisco de Assis e Santa Clara.

BARCELOS
É palco da maior feira semanal agrícola do Norte de Portugal.
É uma pequena cidade rural onde são comercializados além dos belos galos – conhecidos como galos de Barcelos feitos em cerâmica. – coelhos, porcos, ovelhas, gado, frutas, vegetais, boinas rústicas, jaquetas de couro e cerâmicas brutas.

O Famoso galo de Barcelos, que traz sorte para quem o recebe, é um dos símbolos de Portugal. Diz a lenda que um homem foi acusado de roubar, mas se dizia inocente e foi condenado a morte. No dia da sua execução, ele conseguiu uma audiência com o juiz e novamente bradou sua inocência, como não tinha como prová-la fez uma afirmação que o galo que o juiz iria comer naquele dia iria cantar no dia seguinte, confirmando sua inocência. O juiz muito impressionado, acabou não comendo o galo que tinha sido preparado para sua refeição. E no dia seguinte o galo cantou e ele não foi condenado, assim começou a lenda do Galo de Barcelos.

PORTO
É a segunda maior cidade do país e está situada à direita do rio Douro. A parte antiga foi tombada pela UNESCO em 1.997.É a cidade que deu nome à Portugal (200 a.c.), inicialmente chamada de Portus Calle. O Porto tem 5 grandes pontes e o estádio do Dragão (futebol). A Av. da Boavista é a mais importante e vai até a foz do rio Douro. A Av. dos Aliados (ingleses mais portugueses contra os franceses ) é igual a nossa Rio Branco é onde tudo acontece, desde passeatas e comemorações e onde está a estátua de D. Pedro IV. Igreja da Lapa - possui a urna com o coração de D. Pedro I do Brasil. Catedral da Sé - séc. XII - detalhes góticos em ouro e prata.

Caves de vinho do Porto - A maioria das caves ficam do outro lado do Rio Douro, no bairro chamado Vila Nova de Gaia., onde não eram cobrados dos produtores as taxas que tinham que ser pagas à Igreja.

No Século XIV um a doença atacou as vinhas e os produtores portugueses não puderam vender a sua produção. Desta forma tiveram que vender suas terras aos ingleses que começaram a produzir esses vinhos colocando o próprio nome da família. Quando o vinho era transportado para a Inglaterra os vinhos azedavam e tornavam-se doces devido a demora da viagem. Por volta do século XVII os portugueses voltaram ao cultivo dos vinhedos com o apoio do Marquês de Pombal. Era pelo Rio Douro que se fazia o transporte do Vinho do Porto, trazendo grande prosperidade para essa região de Portugal.

A qualidade do vinho do Porto é conseguida porque existem duas serras que não deixam passar os ventos e como o solo tem muito xisto há uma boa drenagem da água favorecendo a absorção docalor durante o dia e permanecendo aquecido a noite,logo todas as uvas amadurecem igualmente. Tudo é feito ainda manualmente, da plantação a apurada escolha e seleção das uvas para depois chegar à pisa. São necessários 4 horas nesse trabalho que hoje é feito à máquina. Depois dessas etapas começam o período da fermentação que é feito com aguardente vinálico, daí maior concentração de álcool. Depois ficam 1 ano em tubos de aço ou envelhecendo em barris de carvalho.

São três tipos de vinho: tinto, rose e branco.
Para se conseguir o vinho rosé são retiradas as peles das uvas antes de se colocar o aguardente.

Os vinhos tintos podem ser:
Ruby– gosto frutado e é mais escuro e o que o diferencia é o envelhecimento em barris grandes.
Tawny – o envelhecimento é feito em barris pequenos e com maior contato com a madeira
ficando naturalmente mais claro, pois a madeira absorve a cor.
Vinhos brancos são feitos de uvas brancas

A diferença ente o vinho seco, meio seco e na sua fabricação e do momento de parar a sua fermentação.

O vinho mais doce é o lágrima e deve ser acompanhado por doces Vintage é de altíssima qualidade e um dos mais caros pois sua safra só acontece em cada 10 anos.

Em toda a garrafa aparece o ano da sua colheita e quantos anos ficou em barris – o ideal são os vinhos que ficaram 7 anos.

Os Vinhos brancos meio doces são ótimos como aperitivos.
Os vinhos do tipo Tawny de 4 anos são digestsivos e devem ser servidos com queijos.
Vinho verde típico do norte são feitos com uvas muito novas e são dão 2 x ao ano.
Vinhos tinto ou branco são ótimos acompanhamentos para os pratos com peixes.



Curiosidades:

- É comum nas fachadas dos prédios do Porto encontrarmos várias argolas ao lado das janelas. A razão é porque os prédios largos tinham pesados impostos, então para fugirem desses impostos a população construía sempre prédios bem estreitos e como esse tipo de construção dificultava a subida dos móveis, essas argolas nas fachadas serviam para amarrar as cordas que ajudariam a içar os móveis pelo lado de fora das construções.

- Como o Porto é uma região onde existe muito granito a maioria das construções tem janelas com detalhes nesse material, normalmente fazendo uma moldura em volta delas.

- Prato típico – francesinha: sanduíche com molho picante parecido ao nosso “x tudo”.

- Em 1.834 os monges que estavam nos mosteiros tiveram que sair da cidade – eram considerados inativos e novas noviças não eram mais aceitas. As que já estavam nesses mosteiros poderiam ficar desde que tivessem uma função. Daí iniciarem a carreira de professoras e hoje nossos colégios de freiras são decorrentes dessa situação acontecida no Porto.

- Encontra-se na Igreja da Lapa o coração de D. Pedro I, oferecido em promessa ao povo do Porto pelo apoio dado em batalhas.

- O que é um tapa na Espanha? A histórias dos tapas vem de tempos antigos quando os homens tomavam vinho e colocavam o pão e um pequeno pedaço de queijo encima para tapar e proteger o líquido dentro do cálice. Hoje conhecemos “tapas” como pequenas porções de pão acompanhado de vinho.


SANTIAGO DE COMPOSTELA
Após a cruxificação de Jesus, o apóstolo Tiago partiu para a Espanha com o propósito de pregar “as boas novas”. Ao retornar à Palestina, depois de anos de peregrinação, foi torturado e decapitado por ordens de Heródes. Então dois dos seus seguidores recolheram os restos mortais de seu corpo e o levaram de volta à Espanha, sepultando-o nos bosques Librédon. Fato ou mito que no séc IX um pastor eremita disse ter visto luzes como estrelas aparecendo naquela região.

Escavaram e descobriram os restos mortais de Tiago, que logo se tornou o mártir São Tiago do campo de estrelas ou Santiago de Compostela, unindo todos os cristãos época. Desde então, a ida à Santiago de Compostela tornou-se uma peregrinação obrigatória a todos os cristãos e diversas rotas surgiram unindo diversas zonas da Europa à Compostela. O itinerário mais famoso é o Francês que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu atravessando o norte da Espanha. Esses caminhos são sempre sinalizados com setas amarelas. Existem ainda os caminhos da Prata, Primitivo, do norte e o caminho Português.

Existem rituais que devem ser feitos pelos peregrinos assim que chegam a Santiago de Compostela;
1º ) devem se ajoelhar em frente a uma escultura que está na parte da frente no interior da igreja e agradecer por terem chegado ali.
2º ) Devem ir ao altar principal e abraçar o manto de San Tiago
3º ) Devem ir na cripta da Igreja.

Todo futuro peregrino deve primeiro ler o “manual do peregrino” que ensina que a cada 100 Km devem carimbar seus passaportes confirmando que fizeram a pé esse percurso ou de 200 Km caso o façam de bicicleta. Todos os caminhos que levam a Santiago de Compostela são sinalizados com uma placa e uma seta amarela.

O bom peregrino deve usar uma capa marrom, um cajado com uma cabaça com água, um chapéu e uma colcha grande.


TOLEDO
A história de Toledo é bastante conturbada. No século V os bárbaros visigodos fizeram-na sua capital. No século seguinte os mouros a invadiram expulsando os visigodos. Em 1.085 o Rei Afonso VI da Espanha conquistou a cidade e inaugurou a era de ouro de Toledo. Toledo foi a primeira capital da Espanha. Também havia na cidade, principalmente na Idade Média, uma grande comunidade judaica, de forma que hoje poderemos ver diversos edifícios religiosos judeus, árabes e cristãos respectivamente sinagogas, mesquitas e igrejas católicas.

Principais locais a serem visitados;
Catedral em estilo Gótico – MARAVILHOSA
Alcázar de Toledo – ponto mais alto da cidade

Curiosidades:
As espadas de Toledo são reconhecidas mundialmente e também existem muitos ourives fabricando peças em ouro. Um morador famoso foi El Greco que passou os últimos dias da sua vida em Toledo tornando-se tema de diversas pinturas suas.



Mouros - quem são?

“Mauri” – designa os nômades da região do Saara ocidental

Mouros são todos os habitantes do noroeste da África que são muçulmanos ou falam árabe.

Os muçulmanos estiveram certa de 800 anos na penísula Ibérica (em Portugal 400 anos) influenciando em todos os segmentos. Várias cidades se formaram nesse período: Córdoba, Granada, Lisboa, Mértola, Silves.

Sendo um povo que vivia no deserto,os árabes dominavam como ninguém as técnicas de captar, elevar e distribuir a água e ensinaram essas técnicas nos locais que passaram a viver. Assim como os tapetes, que passaram a ser utilizados com maior frequência.

Os seus habitantes viviam em ruas tortas e estreitas, com escadinhas, casas muito juntas e quase sem aberturas, para o exterior. Normalmente as casas tinham pátios internos, caiadas de branco para dar frescor e tinham terraços onde a chuva era conduzida para cisternas. Portas e janelas pequenas para não deixar o calor entrar.

Em Portugal toda a Zona doAlgarve e Baixo Alentejo ainda hoje revela fortes marcas da influência muçulmana (que segue Maomé) Islã é o nome de uma religião e o seu mentor é Maomé – livro sagrado Alcorão Quem segue o Islamismo são os muçulmanos e seus templos se chamam Mesquitas.

Palavras iniciadas com AL são de origem árabe;
Algodão – algarve – alfinete – azulejo – algarismo – alface – Alfama

0 Response to "SINTRA - ÓBIDUS – BATALHA – FÁTIMA – COIMBRA - SANTIAGO DE COMPOSTELA"

Postar um comentário