MADRID, ZARAGOZA E BARCELONA

MADRI

Situada na região central da Espanha é cercada por terras áridas. Foi fundada pelos árabes como uma fortaleza e iniciou sua povoação ao redor do que hoje é o Palácio Real. Perto desse palácio corria o rio Manzanares ao qual os muçulmanos chamaram de al – majerit = fonte de água, de onde possivelmente veio o nome de Madrid. Em 1.083 Afonso VI finalmente conseguiu ocupá-la e em 1.561 Felipe II a fez capital da corte.

Principais pontos turísticos
Ópera
Palácio real – 2.830 quartos
Museu do Prado – prédio neo-clássico de 1.785 - SOMENTE ARTE CLÁSSICA
Museu de arte Rainha Sofia – SOMENTE ARTE MODERNA
Plaza Maior – uma das mais belas praças de toda a europa
Puerta Alcalá
Puerta Del sol – onde está localizado o Km 0 – de onde são medidas todas as distâncias da Espanha.
Cidade velha

ZARAGOZA

Também chamada de Zaragoça é a antiga capital da Região de Aragão. Está situada entre os Rios Ebro e seus afluentes Huerva e Gállego. Tornou-se a maior cidade muçulmana do norte da Espanha. Zaragoza está ligada por uma lenda aos primórdios do Cristianismo na Espanha. Segundo a lenda em 40 D.C.a Virgem Maria apareceu duas vezes ao Apóstolo Santiago, sobre um pequeno pilar. Nesse local Santiago construiu uma pequena capela que hoje transformou-se na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.O ponto mais importante é uma capela onde fica a pequena imagem de Nossa Senhora sobre esse pilar, que pode ser tocado por trás desse altar. Nossa Senhora do Pilar também é a padroeira dos Toureiros. Zaragoza também é muito popular por ser um dos melhores locais para esportes no gelo e na neve. Em 2.008 sediou a exposição “Água no mundo”.

Pontos turísticos

Basílica Nossa Senhora do Pilar - IMPERDÍVEL
Castelo Mouro ou Aljaferia
Museu de tapeçarias

BARCELONA

Conhecida internacionalmente como a cidade com o maior número de obraS no estilo Art Nouveau ou arte nova e seu maior representante - Gaudí. Os primeiros povos a habitarem a região de Barcelona na Catalunha foram os romanos, depois visigodos, árabes até 800 d.c. e reconquistada por Carlos Magno em 801d.c.

Pontos turísticos

Bairro gótico – é o centro da antiga cidade de Barcelona. Muitos prédios datam dos Tempos medievais
Sagrada Família – iniciou em 1.882 e previsão de término em 2.026 – obra máxima De Antônio Gaudí em estilo Art Nouveau
Parque Guell, Palau Guell – obras de Gaudí
Casa Millá
Casa Batlló
Las Ramblas – calçadão turístico com diversas lojas e restaurantes
Palácio da Música Catalã
Museu Picasso
Museu Miro
Torre Agbar – torre de abastecimento de água – (popularmente chamada de supositório)

ESTILO ART NOVEAU

Considerado revolucionário em sua época, o estilo Art Noveau desejava romper com os laços do passado, o classicismo, onde dominavam os estilos barroco, rococó, neoclássico. Com a industrialização crescente no mundo na segunda metade de 1.800, (perda da criatividade e início dos móveis em série) os artistas se voltam para se inspirarem na natureza , no artesanato e no homem (o interior da igreja da Sagrada Família é todo inspirado nos troncos das árvores). Nesse período o homem procura uma maior integração entre ele e a natureza rejeitando o domínio da máquina e da industrialização. Os móveis em geral eram esculpidos à mão e as vezes com a utilização de pedras semi preciosas. Também passou a ser utilizado o vidro e o ferro forjado.

Características desse estilo:

- linhas dinâmicas de um chicote – sempre curvas sinuosas e sem simetria como a natureza.
- botboletas
- pavões reais
- algas marinhas
- répteis
- insetos notívacos
- cabeleiras onduladas
- fauna oceânica

Na Espanha o maior ícone desse estilo foi Antônio Gaudí (1.852 – 1.926) . Viveu 74 anos, seus últimos 16 anos foram dentro da Igreja Sagrada Família, sendo que não conseguiu terminá-la, pois morreu atropelado.

Gaudí se influenciou pela arquitetura decorativa árabe ao estudar uma série de fotografias do Egito, da Índia e dos monumentos muçulmanos espanhóis. Também desenvolveu técnicas com o ferro forjado, vitrais, cerâmica, mosaicos de cerâmicas e carpintaria.

O Conde Guell, levado pelas idéias modernistas de Gaudí e inspirado nas cidades – jardins inglesas (hoje, muito parecidos com os nossos condomínios da Barra) usou sua propriedade para fazer um parque residencial, com acessos, escadarias, mercado, praça. Foram construídas apenas duas casas e a entrada. Conde Guell morre sem conseguir concluir essa obra.

Outras construções famosas do Arquiteto Antônio Gaudí – Casa Batlló, Casa Millá e Sagrada Família.

Enfim, como puderam ver nossa viagem foi um sucesso, dias lindos com temperatura amena, hotéis de excelente qualidade e localização privilegiada como o Hotel D. Pedro em Lisboa, Hotel Porto Palace e Alameda Palace em Salamanca, todos com categoria 5 estrelas.

Agora me despeço já sonhando com nossa próxima viagem. Se você tem uma sugestão ou gostaria de participar desse futura aventura me envie um e-mail:
arq.elainefonseca@gmail.com


Museu do Prado - todos felizes e exaustos!

0 Response to "MADRID, ZARAGOZA E BARCELONA"

Postar um comentário