SALAMANCA - ÁVILA - SÃO LOURENÇO DEL ESCORIAL

O nome de Espanha é uma evolução da designação do Império Romano Hispânico até o século XVIII. O termo Espanha referia-se a um espaço geográfico e cultural que englobava diversos reinos independentes - a Penísula Ibérica.



As suas origens são marcadas por povos Fenícios, Gregos, Romanos, Bárbaros suevos e visigodos à partir de 412 d.c., Árabes em 711 d.c. Estes últimos chegaram pelo norte da África e entraram pela região sul da Espanha - Andaluzia que quer dizer “Porta do paraíso”, pois como vinham de regiões desérticas e muito áridas ficaram encantados quando viram tanta água vegetação em abundância. A reconquista pelos reis católicos tomando o último território dos Árabes - Granada, se deu sómente em 1.492, após 781 anos de domínio. Nesse mesmo ano ocorreu o descobrimento da América, em nome da coroa, por Cristóvão Colombo.

Na era Moderna a Espanha tornou-se um grande império mundial que deixou como legado mais de 400 milhões de falantes do espanhol espalhados pelo mundo.

90% da população é católica com um número reduzido de muçulmanos e alguns protestantes.

SALAMANCA

A parte da cidade, chamada de velha, foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 1.988. É a cidade universitária mais importante da Espanha. Atrai milhares de estudantes do mundo inteiro. A universidade de Salamanca foi fundada em 1.218 e é a mais antiga da Espanha. Hoje a cidade abriga mais de 30.000 estudantes.

ÁVILA

A cidade se situa 1.131m acima do mar. Foi construída no cume plano de uma colina rochosa. É a cidade com a maior muralha defensiva, tendo 80 torres e é o maior monumento iluminado do mundo. Também tem como característica ser a cidade com o maior número de igrejas (românicas e góticas ) em relação ao número de habitantes. Na cidade também tem 2 grandes universidades.

SÃO LOURENZO DEL ESCORIAL

Está linda construção em estilo renascentista está localizada a 45 Km de Madri, na localidade chamada de São Lourenzo.É um grande complexo que inclui um palácio, um mosteiro, uma biblioteca e um museu.

Foi construída a mando do Rei Filipe II para comemorar a vitória na batalha de San Quintim em 10 de agosto de 1.557 sobre as tropas francesas de Henrique II. Também seria o local para os restos mortais de seus pais Carlos I e Isabel de Portugal e seus sucessores. A planta do edifício lembra uma grelha, em honra à São Lourenzo martirizado em Roma no suplício da Grelha. Daí o nome do conjunto e da localidade e Del escorial é porque haviam antigos depósitos de escória procedentes de uma ferraria.

Curiosidades:

O quarto do rei ficava ao lado do altar para que ele pudesse acompanhar as missas. Ele fez desse palácio seu retiro espiritual. Devido a contra-reforma esse palácio é todo com linhas simples e áusteras. Esse mosteiro palácio tem 2.000 janelas e 2.500 portas

Locais a serem visitados:

Biblioteca,Palácio Filipe II, Basílica de El Escorial, sala das batalhas, Panteão dos Reis, Panteão dos infantes, sala capitular, pinacoteca, museu de arquitetura, jardins dos Frades.

0 Response to "SALAMANCA - ÁVILA - SÃO LOURENÇO DEL ESCORIAL"

Postar um comentário