Portugal

Torre de Belém

As margens do rio Tejo e do Atlântico, Lisboa foi fundada há cerca de 3.200 anos nas cercanias do Castelo São Jorge. Seus primeiros habitantes foram fenícios e mais tarde gregos, romanos, visigodos, mouros (de 711 à 1.140 - bairro Alfama) e em 1.147 D. Afonso Henrique – 1º rei de Portugal - a conquista, fixando sua corte na cidade.

No ano de 1.498 Vasco da Gama consegue chegar às Índias e em 1.500 o Brasil foi descoberto.

No período desses descobrimentos, Lisboa transformou-se num grande centro comercial. Na Zona da Ribeira (Porto) foram construídos diversos prédios ligados ao trato do comércio das especiarias vindas da Índia.

Nesse período, o Rei era D. Manuel e a decoração e arquitetura eram inspiradas em motivos náuticos nascendo um estilo muito peculiar chamado de “Manuelino”, que misturava cordas, naus, âncoras, conchas e a azulejaria. Esta última, após uma visita do rei às cidades de Toledo e Sevilha – cidades com exuberantes interiores com motivos mouros, inspirou D. Manuel a construir sua residência em Sintra incluindo esses azulejos originais importados de Sevilha. Dessa forma a azulejaria tem sua primeira aparição em Portugal, tornando-se posteriormente uma arte que identificaria a cultura portuguesa.

Pontos turísticos

  • Praça Marques de Pombal e Baixa Pombalina– bairro destruído após o grande terremoto de 1.755 e reconstruído por Marques de Pombal
  • Praça do Rossio – coração da cidade, tem a estátua de D. Pedro IV, que é o nosso D. Pedro I do Brasil.
  • Castelo de São Jorge – castelo mouro
  • Torre de Belém – monumento-fortaleza construído em 1.516 por D. Manuel, nas margens do rio Tejo, utilizado para a defesa da entrada do rio Tejo.
  • Padrão dos Descobrimentos - monumento em homenagem aos descobrimentos portugueses, construído em 1.960. É uma homenagem aos 500 anos do nascimento do infante D. Henrique.
  • Mosteiro dos Jerônimos – construído em 1.502 por ordem de D. Manuel I para comemorar a descoberta da rota marítima para a Índia por Vasco da Gama em 1.498. É uma construção em estilo Manuelino e os túmulos de Vasco da Gama e de D. Manuel encontram-se no seu interior.
  • Oceanário

Salão do Palácio de Queluz



Arquitetura colonial no Brasil

O Brasil foi descoberto no ano de 1.500 tornando-se colônia de Portugal, logo o estilo predominante no Brasil era chamado de Colonial que correspondia ao estilo Manuelino Português. O Brasil foi colônia de Portugal de 1.500 a 1.822, quando tornou-se independente.

Durante esse período, nosso mobiliário e arquitetura era todo inspirado nas construções portuguesas e podemos encontrar também a presença da azulejaria nessas edificações.

A atividade arquitetônica realmente se inicia no Brasil à partir de 1.532 com as primeiras cidades – as capitanias hereditárias. Aos poucos eram introduzidos diversos estilos de correntes estilísticas da Europa adaptando-os aos nossos materiais e economia local.

As primeiras cidades foram:

São Vicente – 1.532
Olinda – ( "Ó linda" ) -1.535
Salvador – 1.549
São Luiz do Maranhão
Goiás Velho
Rio de Janeiro – 1.565

Com a descoberta do ouro no Brasil à partir de 1.697 nas Minas Gerais outras cidades foram construídas:

Ouro Preto
Diamantina
Paraty

Móveis que hoje chamamos de “coloniais ” no Brasil são móveis que correspondem ao período dos reis portugueses:

D. João V – 1.706 à 1.755
D. José – 1.750 à 1.777
D. Maria I – 1.777 à 1.816

Bairros de Lisboa

Alfama – é o mais antigo , onde fica o Castelo de São Jorge. É um bairro mouro com construções da Idade Média. Nesse local também está a Igreja de Santo Antônio, onde ele nasceu.

Chiado – Bairro medieval com sua famosa rua do Ouro (coração de Lisboa) onde está localizado o elevador Santa Justa (liga o largo do Carmo à Baixa Pombalina - inaugurado em 1.902). Também se encontra a estátua de Fernando Pessoa, em frente ao Café à Brasileira, um dos maiores poetas da língua portuguesa

Baixa – maior localização de escritórios

Alta – construído para os marinheiros em 1.513, hoje é chamada de Lisboeta com muitos bares, restaurantes e vida noturna agitada. É onde está localizado a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos.

Curiosidade: na Idade Média as freiras usavam grandes toucas e para engomá-las usavam as claras dos ovos. Como tinham pena de jogar as gemas dos ovos fora criaram diversos doces feitos com essas gemas. Então uma das coisas típicas é comer os doces feitos de ovos como por exemplo o famoso Pastel de Belém.


0 Response to "Portugal"

Postar um comentário