1º AULA - Historia do mundo e da Grécia

Amigas,


Ontem, dia 19 de junho tivemos nossa primeira aula.
Iniciamos falando um pouco sobre a pré-história, quando o homem apenas caçava, coletava e depois o período da agricultura, quando o homem passou a dominar o seu meio-ambiente.
A partir desse ponto ele deixa de ser nômade e começa a se fixar nos lugares, formando então, pequenas tribos, depois pequenas comunidades, a seguir pequenas cidades até a formação dos grandes Impérios. Nesse período temos quatro grandes impérios: O império persa na Mesopotâmia, o império Egípcio - 3.000 a.c. à 332 a.c., o Império Grego - 2.000 a.c. à 146 a.c. e por último, com a invasão da Grécia, o Império Romano - 146 a.c. à 1.050. Com o nascimento de Cristo e a difusão do Cristianismo começa a Idade Média - 100 d.c. à 1400 d.c. e com as grandes navegações inicia-se o período do renascimento que falaremos em próximas postagens.

Após essa introdução, nos focamos no Império Grego e sua história.

A grécia, no seu começo era formada por pequenos povoados que aos poucos vão se reunindo e criando uma unidade. Sua história remonta mais ou menos 2.000 anos a.c. Se somarmos o período d.c. temos então um total de 4.000 anos de heranças até os dias de hoje e quando compararmos a história do Brasil, que tem cerca de 500 anos, concluimos que somos bebes nesse contexto mundial.

Voltando a Grécia, começamos com as Histórias narradas por Homero à 1.200 a.c.: a Ilíada e Odisséia. Histórias que contam sobre a invasão de Tróia, o grande cavalo - presente de grego, Aquilles e todos esses personagens tão conhecidos. Peço as minhas futuras colegas de viagem ou a todos que queiram se inteirar um pouco mais, verem os filmes: Tróia e Odisséia, filmes que narram com extrema beleza essas histórias.

À partir de 800 à 490 a.c. a Grécia inicia o período arcaico, quando nascem as cidades-estado como Atenas, Esparta, Mégara e os oráculos de Delfos e Olímpia., onde acontecem as primeiras olimpíadas, no ano de 776 a.c. Esse período também é marcado pela vitória dos gregos sobre os persas, que teimavam em querer invadir seu território. Após essa derrota, inicia-se um período de grande paz e florescimento da cultura grega, principalmente em Atenas.

De 449 à 338 é chamado de período clássico e é comandado por Péricles: época da construção da maioria dos templos e das grandes construções. O templo à deusa Atena na acrópole de Atenas é construída nesse período em Homengem a padroeira da cidade, começou em 447 e terminou em 437 a.c. Temos também nesse período o nascimento de Sócrates - 470 a.c. e de Platão - 427 a.c. Com Atenas no ápice, várias rivalidades com outras cidades-estado acabam ocorrendo, entre elas Esparta é sua maior rival. As batalhas travadas entre essas duas cidades-estado duram 30 anos e Atenas sai perdedora, o que de toda maneira enfraquece toda a região do Peloponeso, favorecendo a conquista por Felipe II - rei da Macedônia, ao norte da Grécia.
Outro filme de extrema beleza, com dados sobre o dia-a-dia dos gregos e que aconselho ver como forma de ilustrar todos esses acontecimentos, inclusive mostrando a entrada dos Espartanos na cidade de Atenas é Sócrates, não deixem de ver, Uma forma lúdica de estudar e aprender.

De 338 a.c. à 323 a.c. - um curto período em que Felipe II domina toda a Grécia, então é assassinado e seu filho torna-se rei - Alexandre " o grande".

Começa então o chamado período Helenístico - 323 a.c.à 146 a.c. Alexandre "o grande " levou seus exércitos a lugares cujos nomes os gregos mal conheciam, fundindo assim a arte e os costumes dos gregos com os dos povos do Oriente, formando uma nova idéia - um império universal, capaz de reunir a humanidade sob uma única bandeira e uma única, riquíssima e articulada cultura. Alexandre " o grande " conquistou todo o imperio Persa, a Capadócia, Tarso, Tiro, gaza, Irã, Menfis, Egito, chegando a Ásia.O resultado dessa fusão foi chamada de civilização helenística. Após a morte de Alexandre Magno aos 33 anos, sucederam-se 40 anos de lutas pelo poderoso trono. Dessa forma, a Grécia se enfraquece e entra em decadência, possibilitando a invasão das tropas romanas e seu posterior domínio.
Continuando a sugestão de filmes que possam ilustrar essas passagens históricas, vejam
" Alexandre, o grande ", filme épico de grande sucesso.

Em 146 a.c. Roma fianlmente conquista a Grécia e a incorpora a seus domínios.

Amigos e amigas esse foi o resumo da aula desse último sábado, estamos combinando que a próxima aula será no dia 03 de julho, na qual abordaremos a Idade Média e a história de Roma.

Até lá.

0 Response to "1º AULA - Historia do mundo e da Grécia"

Postar um comentário