Amigas,

Nossa segunda aula aconteceu no dia 03 de julho, uma aula muito bonita, repleta de acontecimentos marcantes, entre eles o nascimento de Jesus que divide a história em a.c. e d.c. e o início da Idade Média - 100 d.c. à 1.050 d.c.

Na última aula falamos sobre o Império Grego, as grandes construções como o Templo para a deusa Atena na Acrópole que aconteceram entre 500 e 400 a.c. e sua grande expansão a partir das conquistas de Alexandre Magno ou "o grande". Após a morte de Alexandre o império entra em decadência e Roma conquista finalmente a Grécia no ano de 146 a.c.
Desta forma, anexando aos seus territórios as terras pertencentes aos Gregos, o Império Romano tornou-se a potência mundial daquela época, mas acabou se enfraquecendo exatamente por sua grande extensão e muitos povos bárbaros tentavam invadi-lo. Para tentar ter mais controle sobre todos os seus territórios o Império foi dividido em dois: o Império Romano do Ocidente ( Roma hoje ) e o Império Romano do Oriente ( Istambul hoje ).
Mesmo assim o Império Romano do Ocidente entrou em decadência e foi finalmente invadido pelos Bárbaros, mas o Império Romano do Oriente ainda permaneceu por mais 1.ooo anos, sendo finalmente conquistado em 1.4534 d.c. pelos Turcos Otomanos. Se Você quiser ter uma visão de como eram as casas e a maneira de viver dos Romanos em 79 d.c. ver o filme Pompéia, que faz a reconstituição dos dias antes da erupção do vulcão Vesúvio.

Início da Idade Média - período que marca uma nova fase na história da humanidade.
Vários fatores influenciaram para o início dessa nova fase, primeiro a decadência de Roma e segundo a expansão de uma nova religião - o Cristianismo, que acima de tudo pregava o amor incondicional e a existência de apenas um Deus, o que ia contra os pensamentos dos imperadores que se diziam deuses e seus métodos para escravizar povos conquistados.

Aconselho a verem dois grandes filmes Ben Hur e a Queda do Império Romano, filmes que ilustram cronólogicamente e com muito realismo os fatos narrados acima, inclusive mostrando o início da pregação de Jesus e como o Cristianismo começou a ser difundido, dividindo a história para sempre em a.c. e d.c.

Após a Cruxificação de Jesus o Cristianismo tomou mais força e ao mesmo tempo passou a ser ferozmente perseguido por mais de 300 anos, quando Constantino, Imperador da Roma Oriental, políticamente se converteu em 313 d.c.

Praticamente todo o Império Romano acontece na Idade Média, que é marcado por grande religiosidade. Três estilos arquitetônicos acontecem nesse período, sempre ligado as construções de igrejas: estilo Bizantino, estilo Românico e estilo Gótico.
O primeiro com inluências oritentais, pois começa em Constantinopla e o maior exemplo é a Igreja de Santa Sofia, hoje uma mesquita. O estilo românico é um retorno as raízes romanas, onde todas as igrejas tem pequenos arcos e poucas aberturas - Pisa, e o último o Gótico, tendo como uma das primeiras igrejas góticas a de São Francisco de Assis.

Nas cidades que passaremos como Florença, Siena, Pádua, Pisa, Veneza e Assis ( ver como curiosidade o filme Irmão Sol e irmã Lua ) estaremos passeando pela Idade Média e sua arquitetura. Cidades muradas, cores terrosas, ruas estreitas e grandiosas Igrejas, todas construidas mais ou menos no mesmo período, entre 1.100 d.c. e 1.300 d.c.

Próxima aula será no dia 17 de julho, falaremos um pouco mais sobre essas cidades acima citadas e entraremos no Renascimento,um novo horizonte se descortina para a humanidade com as descobertas do famoso Caminho para as Índias e as grandes navegações que culminaram com o descobrimento da América e do Brasil.

Até lá.

0 Response to " "

Postar um comentário